Ave Luz!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estudando o Perispírito: Introdução parte 2


Falar sobre Perispírito em um estudo aprofundado, é impossível não falar dos vários segmentos e visões, além da mais simples, feita por Kardec (Espírito - Perispírito - Corpo Físico). Existem hoje uma corrente de pessoas que usam vários segmentos religiosos ou filosofias para ir aperfeiçoando o conceito de Perispírito e para outras pessoas, essa corrente está misturando, fazendo um sincretismo religioso que descaracteriza o Espiritismo. Essa questão, começa a ficar interessante, quando os Espíritos, como André Luis, dá a sua visão sobre o assunto incluindo novas nomenclaturas, como também Ramatís (que alguns espíritas o considera mais espiritualista do que espírita). Ainda tem a visão de algumas figuras mais populares do Espiritismo no cenário brasileiro, como Edgard Armond e Jorge Andreá. Então.. como analisar tudo isso? Tentaremos especificar o que cada visão diz e considera. Talvez com um quadro comparativo para ficar bem pautado.


Sobre o Duplo Etérico:

Nas obras de Kardec, não vi menção ao duplo etérico, o que nos faz remeter que foi incorporado por muitos espíritas por causa da visão de certos Espíritos, como por exemplo André Luis. O que é esse duplo etérico do que estou falando? Duplo Etérico é um desdobramento mais material de uma parte do Perispírito. Ou seja... seria mais ou menos isso aqui:   Espírito---[Perispírito__duplo etérico]---Corpo Físico, ou seja, o Espírito se liga ao Perispírito, o Perispírito se liga ao Corpo Físico através da sua parte mais material que é o duplo etérico. Como se dá essa ligação? Essa ligação se dá através de cordões ou fios como quiserem, ligados aos centros de força, em outras palavras, aos Chakras!


Então estamos observando ainda, uma breve introdução, até chegarmos ao conceito corretamente exposto nas obras e também as diversas características do perispírito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário